Termos musicais

Dicionário – definições básicas

 

Este texto possui como propósito servir de consulta ágil para alguns termos musicais necessários. É fundamental que você conheça todos eles antes de seguir os pesquisas aqui no site. Clique sobre o termo embaixo para analisar sua manifestação:

Paragem sonante

O que são intervalos musicais?

 

Paragem sonante é a distância entre 2 sons. Podemos utilizar este termo para expressar: paragem de um tensão, paragem de um semitom; em suma, qualquer distância entre duas notas é um paragem. Frequentemente, este termo é utilizado juntamente com a manifestação de graus, como veremos nos próximos tópicos.

Enarmonia

O que significa enarmonia?

Enarmonia é o termo utilizado no momento em que um mesmo sentença tem mais de um nome. Por exemplo, Piedade sustenido é o mesmo que Ré bemol. Diz-se, então, que essas notas são enarmônicas. Retirando-se das definições e nomenclaturas da som, podemos nos alegar às notas e aos acordes usando vários nomes distintos para mesmos sons. Isto é o que efetua significado ao termo enarmonia.

 

Há um campo de pesquisa da som que utiliza o termo enarmonia para se alegar a distâncias bastante pequenas entre os sons (intervalos mais baixos que um semitom). Porém não se preocupe visto que essa uso é bem mais sui generis e rara de surgir.

Sugerimos que você se inscreva em nosso canal do Youtube para acompanhar nossas videoaulas exclusivas.

Altura do sentença

O que é altura do sentença?

 

Altura do sentença é um termo empregado para definir se um sentença é estrídulo ou dramático. Sons altos são agudos e sons baixa são graves. O que faz um sentença ficar estrídulo ou dramático é a frequência do sentença. Quanto maior a frequência, mais estrídulo ( alto ) é o sentença ; e quanto menor a frequência, mais dramático ( baixo ) é o sentença. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por de acordo com ) da onda sonora. É fundamental não consubstanciar altura do sentença com volume ( ou intensidade ) do sentença.

Intensidade do sentença

O que é intensidade do sentença?

 

 

Intensidade do sentença ( ou volume do sentença ) é um termo utilizado para definir se um sentença é despreparado ou forte. No momento em que mexemos no tecla de volume de um aparelho de sentença, estamos alterando a intensidade da som. É comum as indivíduos dizerem que, aumentando o volume, o sentença encontra-se mais “ alto “, porém essa manifestação está errada, uma vez que o volume não altera a frequência do sentença ( não deixa mais estrídulo nem sequer mais dramático ). Volume apenas altera a intensidade.