Unidade de Tempo e Unidade de Compasso

A semelhança de proporção no meio das figuras, (1, 2, 4, 8, 16, 32 e 64) age como referência afim de compreendermos a seu intervalo, entretanto, as figuras em si não detêm de um intervalo exclusivo definida. Ou seja, o intervalo real das notas caracterizados por tais figuras está associada às orientações da fórmula de compasso e ao desenvolver da canção.

Iremos compreender melhor as orientações da formula de compasso. Como vimos, o numerador, que é o inicio algarismo da fração, sugere o comprimento do compasso: a quantidade de intervalos que vamos ter em cada compasso. Por esse motivo, tal dígitos é denominado de “Unidade de Compasso” (U.C.).

 

O denominador, que é o algarismo da parte de parte inferior da fração, simboliza a figura rítmica que vai ter o valor de um pulso e até mesmo um tempo. Por isso esse número é chamado de “Unidade de Tempo” (U.T.). Isto é, se a U.T. é demonstrada através do dígito quatro, significa mencionar que a semínima irá valer um tempo. Se for o dígito dois, então será a mínima a figura com quantidade de um tempo e desse modo por diante. Sem compreender claramente a indicação da formula de compasso permanece bastante complexo interpretar a pauta musical de maneira correta.

 

Iremos pensar num exemplo: em uma canção em compasso 4/4 com o intervalo rítmico em 60 B.P.M. A figura demonstrada através do dígito quatro vai ser nossa “Unidade de tempo”, isto é, aquela figura que toma o valor de um tempo e até mesmo um pulso na canção vai ser a semínima.

 

Neste aspecto, toda semínima vai ter a velocidade de um segundo, into por que, já que o intervalo rítmico da canção é de 60 B.P.M. todo pulso equivale a um segundo, o que será necessariamente a velocidade de uma semínima neste intervalo 4/4.

 

Contudo, a velocidade necessita em segundos não é essencial. Para a interpretação correta da pauta musical é necessário entender a duração relativa de toda figura, isto é, a métrica de toda figura em relação à unidade de tempo. Desta maneira, é possível preferir um intervalo rítmico mais veloz e até mesmo mais devagar que o recomendado, contudo as durações que estejam relacionadas necessitam ser respeitadas para não descaracterizar a canção.

 

No nosso modelo podemos entender com garantia que, sendo o intervalo 4/4, da pra anotar 4 semínimas a todo compasso, e até mesmo 2 mínimas e até mesmo 1 semi-breve. É possível ainda subdividir cada intervalo em diversas proporções.

 

Em todo tempo caberão duas colcheias, que custam a meia parte da semínima, e até mesmo ainda 4 semi-colcheias, e até mesmo 8 fusas e outras dezesseis semi-fusas por tempo.Os exemplos a seguir demonstram tais dúvidas. Continue lendo a interpretação com a videoaula.