Ainda Sobre Tempo na Partitura

Escute a canção Don't Leave do Guns, de um álbum clássico da banda. Você será capaz perceber o ritmo perfeitamente: a nota grave, bastante sutil, é executada nos ritmos Um e três e uma resistente palma com tambor aparece nos ritmos dois e quatro. Você vai começar a compreender a sensação de como a canção se transforma. É isto o que damos o nome de ritmo!

 

Pense em uma jornada de grandes passos. Cada passo iguala-se a um ritmo. Tais ritmos são caracterizados musicalmente através das semínimas, portanto na canção ocidental há quatro de tais ritmos em todo compasso. Musicalmente, o ritmo de sua jornada de grandes passos. vai permanecer da seguinte forma:

 

Todo passo caracterizará a uma semínima. Em uma pauta musical, tais notas são fatores pretos juntos a hastes excluindo colchetes. Você é capaz de contá-las à medida que dar os passos: 1-2-3-4 | 1-2-3-4.

 

Se você sentir a necessidade de andar diminuindo a rapidez pela metade, você vai executar um passo a cada 2 ritmos em Um e Três e ambos vão ser transcritos como mínimas (metade de um compasso). Em uma pauta musical, as mínimas são quase idênticas às semínimas, mas não possuem uma cabeça preenchida — são contornadas por preto com um núcleo branco.

 

Se você reduzir o passo ainda mais, de maneira a pisar uma vez a cada 4 ritmos em Um você é capaz de perceber somente uma semibreve — uma nota a cada compasso. Em uma partitura, semibreves se parecem bastante a um “O” — são idênticas à mínima, contudo ausente de qualquer haste.

 

Tome o ritmo! Chega de reduzir o passo. Como você pode entender, ao passo que diminuimos a batida das notas, começamos a excluir pedaços de sua forma. Antes de tudo, tínhamos a nota preenchida e retiramos sua haste. Agora, iremos acelerar as paradas musicais. Para isso, necessitamos colocar itens à nota.

 

Na canção, afim de deixar as notas mais velozes, adicionamos um colchete. Todo colchete parte o valor da nota em dilema pela metade. Por título de exemplo uma colcheia (com um colchete) tem 1/2 do valor de uma semínima e uma semicolcheia (com dois colchetes) tem 1/2 do valor de uma colcheia. Em se tratando de caminhada, partiremos do ritmo devagar (semínima) para um trote (colcheia) — o dobro da velocidade — e, por fim, para a corrida (semicolcheia) — duas vezes mais legeiro. Pensando em termos de considerar cada semínima como um passo, brinque com o exemplo anterior.